Brincar com a luz da Provença Centro cultural LUMA, Arles (FR)

Arles, a capital da região de Camargue, no sul de França, tem uma nova atração: acima da cidade com o seu anfiteatro romano, uma torre de Frank Gehry brilha à luz do sol. É o ponto de referência do centro cultural LUMA, de 11 hectares.

Em 2010, a Fundação LUMA, criada pela mecenas da arte suíça Maja Hoffmann, adquiriu um terreno industrial baldio perto do centro de Arles. Onze anos depois, o centro cultural LUMA Arles foi inaugurado neste local. É composto por um amplo parque com ateliers e alojamentos para artistas, uma sala para grandes eventos, um centro de formação, laboratórios e cafés, proporcionando uma infraestrutura completa para eventos culturais e exposições de todos os tipos. Na parte nordeste do parque, visível de longe, fica a torre do arquiteto canadiano radicado nos EUA, Frank Gehry.

A assinatura inconfundível do arquiteto 

Como acontece em muitos edifícios desenhados por Gehry, é quase impossível entender a estrutura e a disposição interna deste edifício à primeira vista. Uma torre de 56 metros de altura ergue-se de uma estrutura de vidro de três andares em forma de tambor e afunila erraticamente em direção ao topo. Nos seus 10 andares, esta torre contém vários espaços para exposições e eventos, uma cafetaria e os escritórios e arquivos da administração da LUMA.

Um motivo fotográfico para cada momento do dia 

A fachada da torre é composta por 53 caixas com janelas espelhadas e cerca de 11 000 painéis de alumínio com revestimento especial. À distância, parecem uma armadura de escamas luminosas. Dependendo da hora do dia, refletem a luz de forma muito diferente. Assim, Frank Gehry cria um espetáculo verdadeiramente único jogando com a famosa luz da Provença.

Interior fascinante 

Dentro da torre inundada de luz, os olhos também se podem deliciar com uma riqueza de materiais cuidadosamente selecionados e perspetivas especiais. Uma imponente escada de múltiplas voltas liga os pisos do tambor de vidro. Quem se atrever, pode usar um escorrega para descer. A cuidada estética também foi uma prioridade nas instalações e sistemas construtivos. As cerca de 80 sanitas do centro cultural são descarregadas com os autoclismos de interior Geberit. Para a ativação da descarga, foram utilizadas as atrativas placas de descarga de aço cromado escovado Sigma50, bem como as elegantes Sigma80 sem contacto.

Dados 

Geberit Know-how

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Galeria de imagens 

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Colagem de imagens (© Geberit)

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