Fábrica de cerâmica do Carregado Visita às instalações
A qualidade em primeiro lugar
Em pouco menos de dois anos, a fábrica de cerâmica do Carregado, em Portugal, conseguiu melhorar significativamente a qualidade do produto, ao mesmo tempo que conseguiu uma acentuada redução das taxas de resíduos. O programa Single Piece Tracking desempenha um papel fundamental aqui.
Logo após a finalização da fundição, cola-se um adesivo com um código de barras exclusivo em cada louça sanitária para fins de identificação. A partir deste ponto, o código fornece informações sobre o estado de produção e a qualidade de cada louça. Entre outras informações, o código de barras inclui o seguinte: Foram detetadas falhas durante a vidragem? A louça resistiu ao processo de queima de 1.200 graus Celsius sem rachar? A louça precisa de ser queimada novamente? Está impecável e pronta para ser embalada?
Identificar as causas de uma falha
Há quase dois anos que a fábrica do Carregado, em Portugal, conta com um processo que se concentra no código Single Piece Tracking. O objetivo desta otimização de processo é recolher informações detalhadas sobre todo o processo de fabricação de cada louça. Com base nestas informações, as causas das falhas durante a produção podem ser rastreadas e evitadas no futuro. Cada vez que uma louça passa para a próxima etapa do processo, as informações são armazenadas sobre quando e onde a última verificação de qualidade foi feita e qual foi o resultado.
Redução nos desperdícios
«Esta é a nossa ferramenta-chave para melhorar a qualidade dos nossos produtos», comenta Robert Zibar, Responsável Técnico de Produção da fábrica. A equipa conseguiu reduzir as taxas de desperdício para metade, uma redução impressionante no desperdício e no consumo de recursos. Ao mesmo tempo, o número de reclamações também caiu mais de 50%.
O código de barras também dá motivação extra aos funcionários para melhorar a qualidade do seu trabalho: «Tem havido uma verdadeira competição entre as equipas de produção», diz Miguel Pereira, supervisor do departamento de vidragem, com um sorriso, antes de acrescentar: «A qualidade tornou-se a nossa prioridade. Agora podemos identificar as causas das falhas e resolver os problemas. Isso estimula-nos a todos.»